CONCURSOS MINIMUM

Sinta-se à vontade para entrar em cada concurso e saber mais sobre como ajudamos o seu talento e criatividade serem reconhecidos.

RETRATOS DA PANDEMIA_edited.jpg

RETRATOS DA PANDEMIA NA ARQUITETURA

Em nosso 1º concurso de fotografia trazemos a oportunidade para que todos os amantes dessa arte, arquitetos ou não, registrem o que consideram mais importante e marcante no mundo quando perguntados: O que a Pandemia trouxe ao mundo da Arquitetura?
    
Seja costumes, sentimentos, mudanças de ambientes, alterações de espaços públicos ou privados, o ponto é: Como a pandemia impactou a arquitetura?
    
É com esses questionamentos que o desafio está lançado aos participantes, tendo o concurso, como principal objetivo, selecionar e premiar as melhores fotografias com o tema “Retratos da Pandemia na Arquitetura”.
    
Nós, da Minimum, acreditamos que as fotos têm o poder de trazer respostas a todas essas questões de maneira única, impactante e artística. 

Além disso, vemos no concurso uma oportunidade de deixar um legado para as gerações futuras, que poderão sentir diferentes olhares, de diferentes pessoas, a respeito da vida pré, intra, e pós-pandêmica.

imagem um novo portal

UM NOVO PORTAL

Em nosso 5º concurso de equipes, juntamente com o escritório de arquitetura KS Arquitetos e a empresa Prontosul, trazemos um espaço público de Porto Alegre, conhecido como “portal” como desafio aos participantes.

A revitalização do Portal Mario Totta.

Quer saber mais detalhes?

PERFIL 800x800_HAQ.png

HABITAR A QUARENTENA

    O concurso: habitar a quarentena foi o primeiro concurso expresso de ideias da Minimum. 

    O objetivo foi proposto para incentivar a criatividade de estudantes e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo. Incentivamos os participantes a apresentarem um cenário em que sejam resolvidas as dificuldades descritas e que se valorize o que já é sinalizado como positivo no relato fictício. 

    As soluções foram apresentadas para que o imóvel se tornasse capaz de suprir todas necessidades com mais conforto e qualidade, levando em consideração possíveis futuras experiências de isolamento social.

    O concurso ocorreu nos meses de abril e maio de 2020. As etapas de lançamento, validação da inscrição, entrega das propostas e entrega dos prêmio foi diretamente em nossa página do Instagram. 

Avenida Agostini_edited.jpg

SE ESSA RUA FOSSE MINHA...

    Em nosso 4º concurso, juntamente com a Hub Prática Criativa, trazemos uma rua de Porto Alegre como desafio aos participantes. A revitalização da Avenida Agostini é o objeto de estudo.

    O desafio lançado aos participantes será o de propor a revitalização da Avenida Agostini, pensando muito mais do que o eu lírico da música, ou seja, não apenas “se essa rua fosse minha”, mas também como se essa rua pertencesse a todos e servisse de exemplo à cidade.

     Todas as características da rua devem ser levadas em consideração. As propostas devem ser consistentes e abranger características como infraestrutura, segurança e viabilidade de execução para dar identidade à rua.

feira_do_livro_editado.jpg

A EVOLUÇÃO FAZ PARTE DA HISTÓRIA: REINVENTANDO AS BARRACAS DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE.

   Desta vez, em nosso 3º concurso, juntamente com o apoio da Câmara do Livro, propomos algo que poderá ficar marcado na história de Porto Alegre. Trata-se da possibilidade de fazer da Feira do Livro, um lugar mais vibrante, colorido e contemporâneo!

    O desafio imposto aos participantes será o de propor um novo design para as barracas da Feira do Livro. Serão 02 propostas por equipe: uma para barracas da área geral e outra para barracas da área infantil. A equipe deve ficar atenta a tudo o que envolve as barracas, ou seja, desde o design e acessibilidade até o modo de montagem e desmontagem.

WhatsApp Image 2018-11-15 at 16.42.16_ed

ÀS MARGENS

Revitalização, no contexto de urbanismo, é o termo utilizado para se fazer referência aos processos de conversão de espaços antigos degradados ou subutilizados em espaços novos, que propiciem diferente ou aprimorado uso, e que aumente a qualidade urbanística e natural. Em geral, a revitalização, requalificando áreas degradadas, tem como objetivo principal o aumento da densidade de ocupação, de modo a promover a completa utilização da infraestrutura e equipamentos urbanos já existentes, assim se criando espaços mais ricos e úteis, que podem ter o seu potencial integralmente explorado.

  É com esse intuito, de revitalizar um espaço completamente subutilizado de Porto Alegre - o Arroio Dilúvio, que a Minimum lança seu 2º concurso de arquitetura e urbanismo para estudantes e recém-formados: Às Margens.

Fundação Iberê Camargo

(RE)CONSOLIDANDO A FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

Porto Alegre já foi eleita a cidade com o pôr-do-sol mais bonito do mundo. A orla do Guíaba é um lugar ideal não só para assisti-lo, mas também para aproveitar os dias em um ambiente único. Além da paisagem natural surpreendente, a orla possui uma obra mundialmente conhecida: a Fundação Iberê Camargo. 
Em homenagem aos 10 anos da inauguração da atual sede (30 de maio de 2008) a MINIMUM lança seu primeiro concurso de arquitetura e urbanismo.

Fique sabendo de todos nossos concursos e projetos!